Em 1978, o professor Milton Hoffmeister teve consigo a idéia de realizar uma exposição com objetos antigos e criar um acervo local, objetos esses que datassem e contassem a história e o desenvolvimento da cidade. Foi então em 10 de dezembro de 1980 que o prefeito Elói Braz Sessim sancionou a Lei nº 428/80, criando então o Museu Histórico do Município, onde consta no art. 1º que "o órgão está diretamente subordinado a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Desporto", tendo como finalidades:
a.) Reunir e colecionar documentos de valor e de interesse histórico, relacionados diretamente ou indiretamente com o município de Tramandaí;
b.) Organizar o arquivo de documentos de interesse para o registro da história do município;
c.) Proporcionar aos setores educativos e a todos interessados informações relacionadas com a vida histórica do município;
d.) Desenvolver outras tarefas correlatas.
Milton Hoffmeister foi o responsável pela coleta de grande parte do acervo e dos documentos que estão presentes até hoje. A primeira incursão em busca de objetos foi no sótão da sua casa.
Nessa ocasião em que a lei foi autuada, as fitas de inauguração foram cortadas por duas senhoras que faziam parte da comunidade, dona Abrilina Hoffmeister e Dona Altiva Nunes Bandeira, localizado em uma das salas na Avenida da Igreja, 346, atualmente Centro de Cultura e Lazer Tenente Marino Dias de Oliveira, conhecido como "Gigantinho".
O Prefeito Edegar Munari Rapach, após 15 anos da criação do Museu, sancionou a Lei 1206/95, alterando o nome para Museu Histórico Professora Abrilina Hoffmeister, com sua localização na Avenida Fernandes Bastos, nº 30 (local atual até os dias de hoje), a mudança ocorreu devido o aumento de acervo coletado, exigindo um local mais amplo. O nome foi em homenagem a professora que tanto se dedicou ao Município, pois lecionou na cidade de 1927 a 1959.
Dia oito de junho de 1999 foi assinado o anteprojeto de Lei pelo Prefeito Osmani da Silva Barbosa, que definia como parte do patrimônio histórico e cultural o conjunto de bens e imóvel existente em seu território.