A Escola Cândido Osório da Rosa foi criada em 20 de dezembro de 1974 com o Decreto Municipal nº 170 em caráter retroativo, sob a jurisdição da 11ª Delegacia de Educação; ainda nesta época era chamada de Escola Primária.
Sua história é longa e com grandes feitos, porém com as mudanças e perdas de documentos ao logo dos anos, apenas ficou algumas fotos e as lembranças com quem por ela passou. Perante essa situação sua trajetória será contada através de fotos jurídicos em uma linha cronológica de fatos.
Com o Decreto nº 39 de 17 de fevereiro de 1972 confere-se a denominação a Escola Primária de Escola Municipal “Cândido Osório da Rosa” pelo prefeito em exercício Onil Xavier Santos, como forma de “reaviver os fatos de homens ilustres e heróis nacionais, levando a infância e juventude a seguir-lhe os exemplos”.
Em 31 de março de 1980 o setor de engenharia da SMOV expediu, após análise, laudo descritivo do prédio localizado na Rua Amâncio Amaral como impróprio para uso, pois era uma construção de madeira, existente a mais de vinte anos, a qual estava em péssimo estado e com salas inadequadas a necessidade de alunos matriculados.
Dois anos depois, em 13 de outubro de 1982 o Secretário de Estado de Educação considerando os Pareceres nº 532/82 e nº 817/81 do Conselho Estadual de Educação, designa com a Portaria nº 27460 a nomenclatura de Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Cândido Osório da Rosa.
A autorização para o funcionamento da 6ª série veio através da Portaria da Secretaria Estadual de Educação nº 33 de 14 de janeiro de 1992.
Após quinze anos, do laudo descritivo do engenheiro sobre as condições da construção onde estava a escola, em 06 de janeiro de 1995 são assinados os Pareceres nº 58 e nº 59 com o termo de permissão de mudança de sede da escola da Rua Amâncio Amaral, nº 1126 no centro de Tramandaí, para a Rua Deodoro Ritter s/nº, também no centro de Tramandaí. Ainda neste parecer tem a autorização para o funcionamento das turmas de 7ª e 8ª série.
Com a escola autorizada a funcionar da 1ª a 8ª série com o Decreto nº 2158 de 4 de agosto de 1999 a escola passa a se chamar de Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido Osório da Rosa.
A escola no endereço que se encontra atualmente já passou por algumas reestruturações para melhor atender sua clientela. Neste ano (2019) recebe uma reforma completa, pois sua estrutura demonstrava algumas imperfeições. Cada direção lutou por melhorias e aos poucos vem conquistando melhores estruturas para o bom funcionamento da escola.
DIRETOR
Fabiano da Silva Silveira
VICE-DIRETORA
Anelise Ferreira
SUPERVISORA PEDAGÓGICA
Ana Paula de Lima
ORIENTADORA EDUCACIONAL
Iara Souza Oliveira Deprates
Rua Deoclécio Bastos, s/nº, Centro
51 99102-0986
emef.candidoosorio@gmail.com
@escola.candido