A Escola Municipal de Ensino Fundamental Erineo Scopel Rapaki foi criada no dia 13 de março de 1992. Na época era chamada “Nova Escola Emboaba”, e localizava-se no bairro Emboaba. Dirigida pelo professor Clóvis Rodrigues da Silva, atendia turmas de 324 alunos, distribuídos em turmas de 1ª a 1ª séries e contava em seu corpo docente com 23 professores.
Funcionava em turno integral, onde o período da manhã era utilizada para aulas regulares e o turno da tarde era ocupado com oficinas específicas: horta escolar, artesanato, técnicas domésticas, artesanais e comerciais. Os alunos eram, em sua maioria, oriundos dos bairros São Francisco, Litoral e Agual (Parque dos Presidentes). Em 1994, foi instalado o 1º Grau Completo (1º a 8º séries) recebendo um novo nome: Escola Municipal de 1º Grau Irineu Scopel Rapach.
Em 1995, a escola deixou de ofertar o turno integral, onde os alunos passaram a frequentar apenas o turno da manhã, almoçar na escola e após eram dispensados. Em 2003, começa a construção das novas instalações da escola, na Avenida Alberto Pasqualini, n 780, no bairro São Francisco II, agora inserida na comunidade. Em março de 2004 começa a funcionar o novo prédio da escola atendendo a 683 alunos e 28 professores. Neste mesmo ano é feita a correção na escrita do nome da escola que passa a ser escrita da forma atual: EMEF Erineo Scopel Rapaki, cujo nome faz homenagem a um morador pioneiro no local. A escola hoje mantem-se no mesmo local atendendo as comunidades do entorno e atende uma média de 500 alunos buscando uma educação de qualidade e significativa com a realidade de nossos educandos.
DIRETORA
Mariana Cardoso da Silva
VICE-DIRETORA
Raíssa Galimberti Garcia
SUPERVISORA ESCOLAR
Sabrini Möller Boes
ORIENTADORA EDUCACIONAL
Elenita Scheffer Bersagui
Rua Alberto Pasqualine, 780, São Francisco II
(51) 99277-1508
emef.erineorapaki@gmail.com
@escolaerineorapaki