Secretaria de Educação e Cultura realiza formação sobre Vida Prática para profissionais da educação infantil ✏️📚
Publicado em: 11/06/2021

A Prefeitura Municipal de Tramandaí, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realizou durante esta semana mais uma etapa do Projeto “A Ressignificação dos Espaços Pedagógicos e o Desafio de Sonhar”. Este é o segundo encontro de formação continuada, direcionado aos educadores das escolas de Educação Infantil da rede municipal.

O projeto, tem por objetivo ressignificar os espaços das salas de aula, tornando-os pedagogicamente mais funcionais, atraentes, explorativos, criativos, dinâmicos, visando a autonomia e a construção das aprendizagens pela própria criança.

A fundamentação teórica que embasa o projeto está alicerçada em quatro teóricos: Maria Montessori, Emmi Pikler, Loris Malaguzzi e Glenn Doman. A proposta metodológica apresentada pela Dra, cientista e pedagoga Maria Montessori é a grande inspiradora deste projeto.

O Prefeito Luiz Carlos Gauto esteve prestigiando o evento durante esta quinta-feira (10/06), onde na oportunidade pôde destacar a importância da renovação das metodologias aplicadas dentro da sala de aula.

“A educação transforma a vida das pessoas e em Tramandaí somos referência no ensino, com esta metodologia que está sendo proposta o aprendizado dos nossos pequenos vai melhorar ainda mais, ajudando nas tarefas diárias”, completou o Prefeito.

Esta formação busca trabalhar com os educadores, a primeira, das cinco áreas que precisa ser contemplada na sala de aula: a área de Vida Prática.

No espaço de uma sala de aula, com inspirações Montessorianas, cinco áreas, precisam ser contempladas, são elas: Vida Prática, Sensorial, Linguagem, Matemática e Educação Cósmica.

Segundo Montessori, é no AMBIENTE, cuidadosamente PREPARADO, que o professor encontrará o maior aliado para a construção de uma CRIANÇA EQUILIBRADA (normalizada).

O curso, está sendo ministrado pela Coordenadora Geral da Educação Infantil, professora Maristela Gemerasca e além das escolas municipais de educação infantil, estará contemplado em uma edição extra nesta sexta-feira (11/06), às escolas da Associação Cidade das Flores.

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas, pessoas em pé e área interna

✍🏻 Texto: Alanna Hanna (ASCOM)
📷 Fotos: Paola Damazio (ASCOM)
📝 Informações: SMEC