Cooper Bike: Prefeitura cumpre mais uma etapa do projeto visando a substituição gradativa dos veículos de tração animal na Zona Urbana
Publicado em: 11/04/2024

A Prefeitura de Tramandaí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está realizando projeto Cooper Bike, que busca a valorização e a qualificação dos profissionais que atuam na coleta de materiais para a reciclagem. A ação busca a substituição gradativa dos veículos de tração animal na Zona Urbana do município.

Nesta primeira fase do projeto será realizada a doação de 29 Cooper Bikes. O público-alvo do projeto consiste em pessoas que trabalhem com a coleta de resíduos e principalmente aqueles que utilizam carroças para desenvolver suas atividades. Serão priorizados aqueles que tiverem a intenção de trocar sua carroça pela Cooper Bike.

As inscrições acontecem entre o dia 22 de abril e 03 de maio, sendo voluntária e sem custos. O interessado deve procurar a sede da Secretaria de Meio Ambiente (SMAM), localizada na Rua Rebouças nº199 (próximo a Brigada Militar de Tramandaí).

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Fernando Leandro Borges, caso ocorra um número maior de inscritos que o número de Cooper Bikes disponíveis para doação, haverá um sorteio para estabelecer as pessoas que receberão os veículos.

Aos que optarem pela troca de sua carroça não participarão do sorteio, pois são um grupo prioritário para o projeto e terão assegurados o recebimento da Cooper Bike.

Objetivos do projeto em Tramandaí:

a) valorizar os catadores de resíduos recicláveis;

b) substituir gradativamente os veículos de tração animal, nas áreas urbanas do município de Tramandaí;

c) colaborar com um trânsito mais seguro, evitando acidentes com veículos de tração animal, com equinos errantes e com demais veículos que circulam no município;

d) evitar a utilização de equinos doentes, machucados, não ferrados, sem arreios adequados, no trabalho em carroças;

e) acabar com o abandono/descarte de equinos debilitados, doentes, fracos, fraturados e cegos, no município de Tramandaí;

f) evitar zoonoses provocadas pela decomposição de animais abandonados nas ruas do município.

Cada Cooper Bike será identificada e numerada, para que haja o controle de sua circulação em Tramandaí.

Foto/imagem: PMT