Respeito e inclusão: Prefeitura entrega material especial para pessoas com deficiências ocultas
Publicado em: 21/06/2024

A Prefeitura Municipal de Tramandaí, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta sexta-feira (21/06), a primeira entrega do “Cordão de Girassol” para pessoas com deficiências ocultas que são pacientes dos postos de saúde do município.

Com a presença do Prefeito Luiz Carlos Gauto e o Secretário de Saúde Roger Esteves, os primeiros quatro pacientes receberam o item que é uma ferramenta internacional criada com o objetivo de identificar pessoas com doenças ou transtornos ocultos ou deficiências que não são perceptíveis, como forma discreta de garantir o respeito e a inclusão.

A aquisição dos materiais foi feita por meio de uma emenda impositiva destinada pelo então Vereador Marcelo Berneira, onde foram comprados 700 cordões e crachás.

Durante o ato receberam as identificações os pequenos Arthur Reis Neves da Silva de 9 anos, Antônio Gabriel da Rosa de 5 anos e o Theo Frohlich Pugliessi de 4 anos, ambos com autismo, além da paciente Neuza Raupp, que tem Fibromialgia.

“A utilização do colar ajuda a aumentar a conscientização sobre deficiências não visíveis, que muitas vezes são ignoradas ou mal compreendidas. Esta implementação promove uma cultura de inclusão e respeito, reconhecendo as necessidades individuais de cada pessoa”, destacou o Prefeito Luiz Carlos Gauto.

A pessoa com deficiência oculta é aquela enquadrada com laudo médico para surdez, autismo, diabetes, asma, limitações intelectuais, deficiências cognitivas, Doença de Crohn, colite ulcerosa, epilepsia, fobias extremas, neuro divergências, esquizofrenia, esclerose múltipla, lúpus, fibromialgia, entre outros.

Para maiores informações a respeito de como adquirir um dos cordões de identificação, procure a unidade de saúde mais próxima.

Também estiveram presentes a Chefe de Gabinete da Secretaria de Saúde Kellen Buffi, Coordenadora da Atenção Básica Consuelo Serrat, Enfermeira responsável pela ESF Tiroleza Evelise Vencato, além dos profissionais e demais convidados.

Vale lembrar que Tramandaí conta com a Lei Municipal 4294/2019, que institui a preferência em filas e vagas de estacionamento dos pacientes com fibromialgia, além da Lei Municipal Nº 4.691/2023, que dispõe sobre a inserção do símbolo Mundial de Conscientização do Autismo nas vagas de estacionamento preferenciais reservadas a portadores de deficiência na cidade.

Foto/imagem: Alanna Hanna (ASCOM)

Certidões Municipais Negativa/Positiva