Cooper Bike: Prefeitura inicia projeto visando a substituição gradativa dos veículos de tração animal na Zona Urbana
Publicado em: 28/12/2023

A Prefeitura de Tramandaí deu início ao projeto que busca a valorização e a qualificação dos profissionais que atuam na coleta de materiais para a reciclagem.

Por meio do Fundo Municipal do Meio Ambiente e de uma emenda impositiva do Vereador Leandro da LS, foram adquiridas 30 bicicletas com cestos coletores, denominadas Cooper Bike. A ação busca a substituição gradativa dos veículos de tração animal na Zona Urbana de Tramandaí.

O material foi entregue oficialmente à Secretaria do Meio Ambiente na tarde da última quarta-feira (27/12), pelo Prefeito Luiz Carlos Gauto e a Secretária de Meio Ambiente Dalma Machado.

De acordo com o Prefeito Luiz Carlos Gauto, o próximo passo será a criação de uma comissão com membros do Executivo Municipal, Legislativo e Sociedade Civil, visando regulamentação do projeto, em conformidade com a Lei Municipal 4686/2023.

Será lançado um edital com os critérios para a inscrição dos interessados em receberem a Cooper Bike e, de acordo com o número de inscritos, a comissão promoverá um sorteio.

A Cooper Bike não terá custos e será entregue gratuitamente aos profissionais que atuam na coleta de recicláveis em Tramandaí.

Objetivos do projeto em Tramandaí:

a) valorizar os catadores de resíduos recicláveis;

b) substituir gradativamente os veículos de tração animal, nas áreas urbanas do município de Tramandaí;

c) colaborar com um trânsito mais seguro, evitando acidentes com veículos de tração animal, com equinos errantes e com demais veículos que circulam no município;

d) evitar a utilização de equinos doentes, machucados, não ferrados, sem arreios adequados, no trabalho em carroças;

e) acabar com o abandono/descarte de equinos debilitados, doentes, fracos, fraturados e cegos, no município de Tramandaí;

f) evitar zoonoses provocadas pela decomposição de animais abandonados nas ruas do município.

Cada Cooper Bike será identificada e numerada, para que haja o controle de sua circulação em Tramandaí.

Também participaram da entrega o Vereador Leandro da LS e integrantes do Grupo Gaz e do Grupo do Te Amo Bicho (que auxiliaram no projeto).

Para a aquisição das 30 Cooper Bikes foram investidos R$ 183 Mil por Meio do Fundo Municipal e R$ 82 Mil Reais da Emenda Impositiva.

Foto/imagem: Gabriel Torres (ASCOM)