O Município de Tramandaí tem registrado um amplo crescimento populacional nos últimos anos, com aumento no número de residentes fixos, visitantes e consequentemente da frota de veículos.
Diante do cenário, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Segurança, Transportes e Trânsito, iniciou uma série de estudos visando a formatação e execução do inédito Plano de Mobilidade Urbana.
Na noite da última quarta-feira (25/10), foi realizada na Câmara de Vereadores a última Audiência Pública, onde foi apresentado pela empresa vencedora do certame - Líder Engenharia e Gestão de Cidades - o diagnóstico e a projeção de ações para melhorar o dia a dia de moradores e visitantes por meio de ações em diferentes pontos do município.
O Plano de Mobilidade Urbana irá atuar no sistema semafórico da cidade, sinalização, sistema rotatório, ciclovia, calçadas, ciclofaixa, acessibilidade, transporte coletivo e individual de passageiros, pontos de ônibus, avaliação das ruas, sistema binário e estacionamento.
“É um passo importantíssimo que estamos dando visando o presente e o futuro de Tramandaí. A cidade cresceu e é fundamental que estejamos sempre atentos e atuando com comprometimento nesta evolução e desenvolvimento da nossa cidade. Queremos agradecer a todos que atuaram e estão atuando neste amplo projeto”, destacou o Secretário de Segurança, Transportes e Trânsito, Claudiomir da Silva Pedro.
O levantamento foi realizado em diferentes bairros de Tramandaí e identificou 11 pontos com maior volume de veículos, considerados os mais críticos neste momento. São eles:
01: Ponte Giuseppe Garibaldi.
02: Cruzamento entre a Avenida Fernandes Bastos, Avenida
Emancipação e Avenida da Igreja.
03: Avenida da Igreja. Cruzamento com a Avenida Flores da Cunha.
04: Cruzamento da Avenida Fernandes Bastos com a Avenida Rubem
Berta.
05: Cruzamento entre a Avenida Rubem Berta e Avenida Emancipação.
06: Cruzamento entre a Avenida Rubem Berta e Avenida Flores da
Cunha.
07: Rua Belém com Avenida Fernandes Bastos.
08: Avenida Protásio Alves.
09: Rua Dr. Mário Totta.
10: No cruzamento da Avenida Flores da Cunha com Rodovia RS-786
(Avenida João de Magalhães). Além do afunilamento entre a João de Magalhães a Rua
Roma.
11: Entroncamento da Rodovia Estadual RS-030 com a Rodovia
Estadual RS-786 (Avenida João de Magalhães e Avenida Fernandes Bastos).
O Plano de Mobilidade Urbana será executado gradativamente, priorizando os pontos de maior necessidade.
Também participaram da Audiência Pública o Vereador Juarez Marques (MDB), Diretora do Departamento de Trânsito Vanessa de Oliveira. Engenheiro Daniel Ferreira Furtado, representante da Lider Engenharia e Gestão de Cidades e a comunidade.
Texto: Alanna Hanna (ASCOM)
Foto/imagem: PMT
Produção: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Tramandaí (ASCOM)
Jornalista responsável: Maxwell Bernardes - Registro Profissional
19572/RS