O Prefeito Luiz Carlos Gauto recebeu em seu gabinete na tarde desta quinta-feira (21/09), o Prefeito do Município de Imbé, Luis Henrique Vedovato. O encontro tratou da assinatura do contrato de colaboração mútua para o repasse de recursos do Monitoramento Pesqueiro da Bacia do Rio Tramandaí (MOPERT).
O Município de Tramandaí estará investindo R$ 500 Mil Reais no projeto, recurso oriundo do Fundo Municipal do Meio Ambiente. Cabe ao Município de Imbé realizar a execução logística e financeira, além da coordenação de ações e trabalho técnico junto a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que por meio do Ceclimar, que promoveu os estudos.
A ação busca dar continuidade ao monitoramento e à pesca do bagre. A captura do bagre havia sido proibida na Bacia do Rio Tramandaí por meio de uma liminar da Justiça Federal, uma vez que desde 2014 às espécies de bagres-marinhos Genidens barbus (bagre-branco) e Genidens planifrons (bagre-boca-larga), estão categorizadas como “Ameaçadas de Extinção”, tanto no âmbito Estadual quanto no âmbito Federal.
Após cinco anos de análises, a pesca foi liberada novamente, mediante monitoramento da captura.
“Como já destacamos, nosso objetivo é oportunizar aos nossos pescadores a manutenção com qualidade desta profissão que faz parte da formação de nosso município. Queremos agradecer ao Prefeito Ique Vedovato por esta parceria que vai beneficiar as comunidades pesqueiras dos dois municípios”, disse o Prefeito Luiz Carlos Gauto.
O ato de assinatura no gabinete também contou com o Vice-prefeito Flavinho Corso, Secretário de Pesca e Agricultura Bidi Messaggio, Secretária do Meio Ambiente Dalma Machado, Secretário de Segurança, Transportes e Trânsito Claudiomir da Silva Pedro e o Secretário de Meio Ambiente, Pesca, Proteção Animal e Agricultura de Imbé, Giovani Pereira.
Texto: Alanna Hanna (ASCOM)
Foto/imagem: Caroline Oliveira (ASCOM)
Produção: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Tramandaí (ASCOM)
Jornalista responsável: Maxwell Bernardes - Registro Profissional 19572/RS