Educação de Tramandaí será homenageada em evento do Ministério Público
Publicado em: 20/10/2022

A educação de Tramandaí é considerada uma das melhores do Estado do Rio Grande do Sul. Novas e revitalizadas escolas, qualificação dos profissionais, projetos inovadores, uniformes e alimentação de qualidade, fizeram com que o ensino do município desse um salto de qualidade nos últimos anos.

O trabalho constante na busca pela excelência dos serviços prestados a pais e alunos, fez com que a Secretaria de Educação de Tramandaí ganhasse reconhecimento do Ministério Público Gaúcho. Nesta sexta-feira (21/10), a SMEC apresentará em Porto Alegre o projeto "Educando com esperança e alegria, resgatando valores e sonhos".

O projeto foi um dos oito selecionados pelo Ministério Público do Estado, de um total de 95 inscritos. Ele consiste em um conjunto de ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação de Tramandaí junto às escolas municipais, que tem por intencionalidade apoiar os processos de Busca Ativa Escolar e de Recomposição das Aprendizagens dos estudantes da rede municipal.

Alguns objetivos deste projeto são:

* Combater o abandono escolar.

* Reduzir as taxas de distorção idade-série através da oferta de classes simultâneas de aceleração de estudos.

* Garantir a permanência dos estudantes na escola por meio de propostas pedagógicas inovadoras com o uso de metodologias ativas de ensino.

* Tornar a escola um espaço atrativo para os estudantes, através da aquisição de materiais pedagógicos e esportivos, uniforme escolares, assim como, de equipamentos de tecnologia e conectividade nas escolas.

* Instituir projetos pedagógicos que tratem de assuntos de relevância social como alimentação saudável, o combate ao trabalho infantil e o resgate à infância, combate a violência contra a mulher, educação financeira, educação para o consumo, empreendedorismo e projeto de vida.

* Promover a construção da cidadania junto às crianças e adolescentes, desenvolvendo de forma educativa e democrática, competências e habilidades como comunicação, autoconhecimento, autocuidado, empatia e cooperação através de projetos esportivos e de incentivo à leitura.

“É com grande orgulho que recebemos esta distinção, o que prova que estamos no caminho certo. A educação sempre foi uma das nossas prioridades e vamos seguir qualificando o ensino de Tramandaí. Nossos parabéns a Secretaria de Educação Alvanira Gamba e toda a sua equipe pelo grande trabalho”, destacou o Prefeito Luiz Carlos Gauto.

A apresentação do projeto ocorrerá em evento híbrido, presencial no auditório do MP, e virtual através de transmissão no YouTube. Tramandaí receberá homenagem como experiência destaque com distinção na recuperação de aprendizagens.

“Entendemos em Tramandaí, que para as escolas serem espaços relevantes para os nossos alunos e comunidades, elas precisam ser interessantes. Neste sentido, os resultados deste conjunto amplo de propostas que tem por intencionalidade tornar o ambiente de aprendizagem acolhedor, atrativo e dinâmico, já começam a aparecer”, explicou a Secretária de Educação e Cultura, Alvanira Ferri Gamba.

- Como o evento será híbrido, presencial no auditório do Ministério Público em Porto Alegre e virtual com transmissão no YouTube, todos podem assistir através de inscrição no link:

* A transmissão do evento será através do link abaixo:

Foto/imagem: PMT