Notícias

Tramandaí faz 54 anos. Você conhece a origem do nome do Município?

Setembro é um mês muito especial para todos nós. São três datas que reforçam o nosso orgulho pelo Município, Estado e País.

Dia 7 de setembro é a grande data da Independência do Brasil. Dia 20 de Setembro marca a Revolução Farroupilha e o 24 de Setembro registra a Emancipação de Tramandaí. São 54 anos de história da Capital das Praias do Rio Grande do Sul.

Para celebrar as três datas, será realizado no dia 24 (terça-feira), o grande Desfile Cívico. Ele terá início às 14h, na Avenida Emancipação.

A história: O povoado de Tramandaí, oficialmente inicia-se em 26 de outubro de 1732, quando Manoel Gonçalves Ribeiro recebe a 1ª Sesmaria do Estado no local chamado “Paragem das Conchas”.

O nome do povoado deve-se ao rio que era notável por sua grande quantidade de peixes. Tramandaí inicia-se às margens do rio, com ranchinhos de palha que os pequenos pescadores erguiam para a temporada de pesca. Depois, passaram a se fixar aí pela abundância do pescado. Mais gente chegava de Laguna. Também pequenos agricultores da região estabeleceram-se aqui como comerciantes, porque nesta época, 1906, Tramandaí já era procurada como balneário. Havia aproximadamente 80 casas. Dois hotéis já funcionavam durante o verão: Hotel Saúde e Hotel Sperb. A economia passa a girar em torno da pesca e do veraneio.

Em 1908 é construída a primeira capela de Tramandaí, Nossa Senhora dos Navegantes.

Melhorando a via de acesso ao Litoral com a construção da estrada em 1939, a cidade começa a se desenvolver, recebendo grande impulso quando a Petrobrás inaugura o TEDUT nesta região, em 1968. A emancipação político-administrativa de Tramandaí aconteceu em 24 de setembro de 1965, quando Tramandaí emancipou-se do município de Osório.

A origem do nome é tupi-guarani e aparece em documentos antigos com diversas grafias: Taraman, Tramandi, Termandi, Tramando, Taramandahy, Tamandatay – Tramandahy.

Possíveis significados: Rio dos meandos (sinuoso); Rio roedor (havia muita capivara e ratão do banhado); lugar onde se cerca para colher (pescar com redes).

A foto que ilustra esta matéria é de 1967, dois anos após a Emancipação. Ela foi extraída da página Memória Tramandaíense.

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

Texto: Maxwell Bernardes (ASCOM)

Referências Bibliográficas: Livro- Tramandaí Terra e Gente - 2ª Edição/1986-Pallotti - Produção Editorial: AGE- Assessoria Gráfica Editorial Ltda. Autoras: Leda Saraiva Soares e Sonia Purper.

Foto: Facebook (Memória Tramandaíense)

 


Voltar à Página Anterior


Turismo e Lazer
Procure no site

 
Número de Acessos no Dia: 1012 Número de Acessos no Mês: 23651 Número Total de Acessos: 1001362  

Prefeitura Municipal de Tramandaí/RS

Endereço: Avenida da Igreja, 346 - Fone: [51] 3684-9000 - CEP: 95.590-000
Atendimento: Segunda a Sexta-Feira - Tarde: 13:00hs às 19:00hs

Copyright 2013 Prefeitura Municipal de Tramandai - Todos os direitos reservados.