Notícias

Projeto inédito no Brasil vai elevar o patamar da saúde de Tramandaí

O Município de Tramandaí estará implementando uma metodologia inédita que promete revolucionar a atenção à saúde da Capital das Praias.

Será apresentado oficialmente no próximo dia 27 de março (quarta-feira), às 16h na SAT o aparelho MTX – Matrix Monitor da Cnoga Medical.

O MTX é um dispositivo aprovado pela ANVISA, que faz exames laboratoriais não invasivos. Utilizando a análise fotográfica do tecido dos capilares da ponta do dedo, o MTX analisa 16 parâmetros biológicos diferentes em segundos.

Em um único dispositivo podem ser realizados os seguintes exames:

PA (sistólica e diastólica), Pressão Arterial Média (MAP), gráficos da variação da PA. Pulso, Onda de Pulso Periférico (PPW), Frequência de Pulso Periférico (PPR), Sp O2, (saturação de oxigênio), O2, CO2, PCO2, PO2, CO, (débito cardíaco) Hemoglobina (Hb), Hematócrito (Hct), pH, VS (Volume Sistólico), SVV (Variação do Volume Sistólico), Contagem de Hemáceas, Viscosidade Sanguínea.

“Buscamos a cada dia melhorar as condições de vida da nossa população. Vamos implementar este projeto nos nossos bairros para, acima de tudo, salvar vidas. Estamos qualificando os serviços. Recentemente adquirimos veículos que foram encaminhados para a saúde e em breve teremos outras novidades para o setor”, ressalta o Prefeito Luiz Carlos Gauto.

 Combinando o MTX com o aplicativo móvel da Cnoga Medical e serviços baseados em nuvem, os profissionais e organizações de saúde têm fácil acesso aos dados médicos para uma melhor gestão de doenças, permitindo assim verdadeiro monitoramento remoto contínuo, preventivo e eficaz para a população.

“A implantação dessa parceria é uma situação que vai nos elevar para um patamar diferenciado entre os municípios do Brasil. Vai ser a primeira cidade do País a disponibilizar desta tecnologia, que será utilizada em toda a rede de atenção básica pelos agentes comunitários de saúde como forma de triagem. O agente verifica que aquele paciente muitas vezes não pode se deslocar até o posto de saúde, sendo necessário o atendimento domiciliar. Também haverá um ranking de casos com mais prioridades.

Através deste equipamento o agente de saúde poderá realizar estes exames, atestar a condição deste paciente e passar esta leitura diretamente para o médico. Desta forma podemos ampliar o acesso a exames com o intuito de promover saúde e prevenir doenças”, destacou o Secretário de Saúde Luciano Von Saltiel (foto).

Essa tecnologia promete trazer economia na área da saúde pública, pois os exames são feitos de forma rápida, indolor e sem sangue, durante a consulta médica nas UBSs  ou visita  do Agente se Saúde.

 

Sobre a Cnoga Medical:

A Cnoga, fundada em Israel, é uma empresa que desenvolve dispositivos médicos não invasivos com resultados imediatos e online. Para a realização deste novo projeto a empresa ficou durante dez anos pesquisando por algum mecanismo que facilitasse a vida de pessoas que necessitem de monitoramento frequente.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadas

 

 

Texto: Maxwell Bernardes (ASCOM) / Matheus Vargas (ASCOM)

Foto: Maxwell Bernardes (ASCOM) / Cnoga Medical

Edição: Gabriel Doria

 


Voltar à Página Anterior


Turismo e Lazer
Procure no site

 
Número de Acessos no Dia: 213 Número de Acessos no Mês: 38222 Número Total de Acessos: 773737  

Prefeitura Municipal de Tramandaí/RS

Endereço: Avenida da Igreja, 346 - Fone: [51] 3684-9000 - CEP: 95.590-000
Atendimento: Segunda a Sexta-Feira - Tarde: 13:00hs às 19:00hs

Copyright 2013 Prefeitura Municipal de Tramandai - Todos os direitos reservados.